Metro: Linha Azul (Avenida) Autocarro: 709, 711, 732 e 736
Obter Direcções Este evento já decorreu
25 Abr - 2021
Domingo
Metro: Linha Azul (Avenida) Autocarro: 709, 711, 732 e 736
Obter Direcções Este evento já decorreu
25 Abr - 2021
Domingo
Acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida.
Todas as atividades são de entrada livre, com lotação limitada e sujeitas ao levantamento de bilhetes na bilheteira do Cinema São Jorge. Horário da bilheteira: quinta a domingo, das 16h até ao início da última sessão
A maior parte dos conteúdos orais da programação do festival têm assegurada a interpretação para Língua Gestual Portuguesa. Todos os filmes, incluindo os de Língua Portuguesa, são legendados em português para serem acessíveis à comunidade Surda.
Autoria: Associação Isonomia
Co-Produção: EGEAC/ Programação em Espaço Público e Cinema São Jorge com Produtores Associados
Em colaboração com a Lisboa-Capital Europeia do Desporto 2021
O Festival Política regressa, de 22 e 25 de Abril, ao Cinema São Jorge, tendo as Fronteiras como tema central. Serão quatro dias de cinema, performances, música, exposições e debates centrados nas fronteiras políticas, mas também nas divisões e clivagens que fomentam a discriminação, o racismo, a intolerância e o desrespeito pelos direitos humanos.
25 ABRIL (domingo)
11h
“Foguete de Emergência”, performance a partir da “Enciclopédia dos Migrantes” (Sala Manoel de Oliveira - com tradução para Língua Gestual Portuguesa)
“Foguete de Emergência” é um projecto artístico de Paloma Fernández Sobrino e coordenado pela L’Âge de la Tortue, no seguimento da “Enciclopédia dos Migrantes”. Este projecto transnacional que nasceu da vontade de questionar a situação política e social dos migrantes na Europa de hoje. Resulta de uma residência artística que decorrerá em Lisboa de 19 a 23 de Abril, co-produzida pela associação Renovar a Mouraria e pelo LARGO Residências.
11h15
Sessão de Cinema // Luta pela Liberdade- Nacionalismos e repressão (Sala 3)
“My Country So Beautiful”, de Grzegorz Paprzycki, 29' - Polónia
Um retrato do nacionalismo na Polónia, onde duas forças se chocam representando visões do país e do mundo completamente diferentes. Melhor Filme Polaco no Cracow Film Festival
“We are Russia”, de Alexandra Dalsbaek, 64' - Rússia
Moscovo, na corrida para as eleições presidenciais de 2018, um grupo de jovens ativistas quer provar que a mudança é possível. Eles juntam-se à oposição, liderada por Alexei Navalny, para convencer as pessoas a não votarem em Vladimir Putin.
18h30
Workshop de Escrita Criativa - “Enciclopédia dos Migrantes” (online)
400 cartas da “Enciclopédia dos Migrantes” , redigidas em 74 línguas e direccionadas a alguém especial dos respectivos países de origem, dão o mote para uma sessão de escrita criativa, com leitura e mediação de leitura. A partir destas cartas, que abordam de uma forma sensível e íntima as migrações, vamos explorar de forma criativa temas como a distância, a saudade e a empatia. Duração: aproximada: 1h30. Coordenação: Carla Costa.
Inscrições através do e-mail: participa.politica@gmail.com. Caso necessites de tradutor de Língua Gestual Portuguesa informa-nos no momento da inscrição.
Ao longo do dia nas plataformas digitais do Festival Política, os seguintes filmes:
“The Recess”, de Navid Nikkhah Azad, 12’ - Irão
Sahar é uma estudante de 17 anos que está determinada a faltar à escola para ir ao estádio de futebol para assistir ao jogo de futebol entre o Esteghlal F.C e o Al-Ain. Só que as mulheres não podem entrar nos estádios de futebol no Irão.
“Belarusian Women Against Lukashenko”, de Djetmar Klumpp, 32’ - Alemanha
Acompanha as jovens mulheres bielorrussas que se opõem ao presidente Lukaschenko, a partir do exílio na Lituânia, incluindo a candidata presidencial da oposição Sviatlana Tsikhanouskaya.
CONSULTE A PROGRAMAÇÃO DOS RESTANTES DIAS DE FESTIVAL POLÍTICA:
Dia 1 (22 de abril) / Dia 2 (23 de abril) / Dia 3 (24 de abril)