Cinema São Jorge
Obter Direcções Este evento já decorreu
28 Abr - 2019
Domingo

Cinema São Jorge
Obter Direcções Este evento já decorreu
28 Abr - 2019
Domingo
Acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida.
O Festival Política é um evento de entrada livre limitado à capacidade da sala e do limite de número de inscrições nos workshops e visitas guiadas. Inscrições para: festivalpolitica@gmail.com. Será necessário o levantamento de bilhetes para as sessões de cinema e música. Este é um evento inclusivo, conta com interpretação em Língua Gestual Portuguesa em algumas iniciativas.
Autores: Associação Isonomia
Co-Produção: EGEAC (Programação em Espaço Público e Cinema São Jorge) e Produtores Associados; Parceiros Institucionais: Comissão Nacional de Eleições; Espaço Europa; Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal; Secretaria de Estado da Cidadania e Igualdade; Representação da Comissão Europeia em Portugal; Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto; Instituto Português do Desporto e Juventude; Media Partner: RTP; Apoio: FCB Lisboa e Bro
O Festival Política (25 a 28 abril) fará uma reflexão sobre o que significa ser europeu e viver na Europa, qual o relacionamento dos portugueses com as instituições europeias, destacando iniciativas e ideias inspiradoras que estão a ajudar a relançar o projeto de uma Europa solidária.
28 ABRIL
10H30
Assembleia de Bairro no Portugal Novo (Visita)
Qual a sua história do Bairro do Portugal Novo e quais as reivindicações das populações? Ponto de encontro: Porta Principal do Centro Comercial das Olaias. Inscrições: festivalpolitica@gmail.com. Organização: Associação de Moradores do Bairro Portugal Novo – Paz, Amizade e Cores.
15H30
Descobrir a Europa (Workshop infantil) - Sala 2 - M/6
Conhecer a História da Europa e das suas instituições de uma forma divertida. Dos 6 aos 10 anos. Apresentado por Espaço Europa. Capacidade para 15 crianças mediante inscrição via festivalpolitica@gmail.com. Com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Parceria: Serviço de Informação da Representação da Comissão Europeia e do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal.
15H30
O Jogo da Democracia Europeia (Workshop) - Sala Manoel de Oliveira
Bruxelas é hoje a segunda capital mundial do lóbi. Estimativas apontam para mais de 30 mil pessoas que tentam influenciar a Comissão, Parlamento e Conselho, e grande maioria epresenta interesses empresariais. Nesta sessão vamos explorar o poder das multinacionais na política europeia, comparando-o com o poder do cidadão comum através de um jogo. Exploraremos o que é o lóbi, as estratégias usadas e acima de tudo como combater a captura do processo político da UE pelas grandes empresas.
Com Margarida Silva, do Corporate Europe Observatory
15H30
Sessão Fronteiras (Cinema) - Sala 3 - M/12
“Haram-Forbidden”, de Mahir Yildiz (Áustria, 11')
A história real de um jovem que foi preso por fundamentalistas no seu país por estar a fumar. Depois de fugir para a Europa depara-se num abrigo para refugiados com o homem que o torturou na prisão. Venceu o Austrian Youth Peace Prize.
“The Pianist of Yarmouk”, de Vikram Ahluwalia (Reino Unido, 13’)
A história real de Aeham Ahmad, um pianista de música clássica, que ficou internacionalmente conhecido quando, em 2014, foi filmado a tocar piano num campo de refugiados. Teve de deixar a sua cidade natal, Yarmouk, onde tocava piano para as crianças em plena guerra. Onde está agora?
“Are you Volleyball”, de Mohammad Bakhshi (Irão, 15’)
Um grupo de refugiados de um país árabe quer atravessar a fronteira para entrar num país de língua inglesa. Os conflitos com os soldados na fronteira são constantes. Até que um dia, repentinamente, tudo muda. Premiado em festivas nos Estados Unidos, Irão, Itália, Grécia e China.
16H30
As Estratégias digitais como fatores de decisão de voto: Ameaça à Democracia ou estímulo à participação política? (Talk) - Sala 2
Digital influencers, monitorização de redes, análise de big data, machine learning. O crescimento do peso dos sistemas tecnológicos sobre o agendamento do debate político e o rompimento das narrativas hierárquicas da imprensa sobre os processos democráticos têm colocado em causa a legitimidade dos sufrágios eleitorais. Processos de difusão de fake news e doutrinação política, por meio de militância digital, deixam a verticalização da difusão de informações propiciada pela Internet sob suspeita. Com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Com Sérgio Denicoli, investigador da Universidade do Minho e sócio-diretor da AP Exata
16H30
Sessão Corpos Políticos (Cinema) - Sala 3 - M/18
“Company B”, de Tess Motherway (Irlanda, 5')
A Company B trabalha a dança contemporânea junto de rapazes jovens, num país onde estes têm sido uma minoria na dança. Pretendem criar um espaço seguro para que os rapazes possam expressar-se pelo movimento e dança. Neste documentário falam na primeira pessoa dos desafios que enfrentam, revelam os obstáculos, o que sentem e porque adoram dançar.
“The Grey Area”, de Katie Clark (Reino Unido, 4’)
A realizadora usa animação 2D e a dobragem para abordar uma experiência pessoal de assédio sexual. É desta forma que coloca questões a si e à audiência sobre o que aconteceu naquela noite.
“9023”, de Sotiris Petridis e Tania Nanavraki (Grécia, 7’)
Nesta alegoria à crise económica que vivemos, a história conduz-nos por um mundo onde, em resposta à fome generalizada, o governo permite que os cidadãos não produtivos possam ser comidos.
“The Guest”, de Mahmut Duyan (Turquia, 10’)
Miriam emigrou da Síria enquanto refugiada e foi forçada a viver uma vida de prostituiçãona Turquia para sobreviver.
"Prisoner of Society", de Rati Tsiteladze (Geórgia, 15')
Esta é uma viagem íntima ao mundo e cabeça de uma mulher transexual, prisioneira entre o seu desejo de liberdade e as expectativas dos seus país e da sociedade onde se insere. Foi o primeiro documentário georgiano a ser nomeado para os European Film Academy Awards.
17H30
Ajudar a transformar a Europa (Debate e Workshop) - Sala 2
Encontro entre os cidadãos eativistas que querem ter impacto no projeto europeu. Os seus projetos, ideias, iniciativas e até livros que querem ajudar a transformar a Europa.
18H
"Sara", de Eva Cruells Lopez (Cinema) - Sala Manoel de Oliveira (Espanha, 66’ - M/12)
Sara é uma jovem cigana do Bairro La Mina de Barcelona que decide centrar um trabalho de investigação da escola secundária na origem da perseguição e da repressão da população cigana, nomeadamente durante a guerra civil e o franquismo. O que descobre muda profundamente a sua visão do mundo e cria-lhe uma consciência da necessidade de transformar as estruturas ancestrais que condenam os ciganos como um povo. Eleito Melhor Documentário pelo Consejo Audiovisual de Cataluña.
TODOS OS DIAS DO FESTIVAL
3041,19 Km - (Exposição de Pedro Pires)
Objetos originais recolhidos na ilha de Lesbos em março de 2016. Um retrato do que se passa diariamente no Mediterrâneo.
Free Entry (Instalação de Pedro Pires)
Obra sujeita ao uso e intervenção dos utilizadores, e sendo uma escultura que se assemelha a uma prisão, propõe ao público questionar a importância e significado de liberdade.
Apoio: Representação da Comissão Europeia em Portugal
Mulheres Sakharov (Exposição)
Histórias inspiradoras de vencedoras dos Prémios Sakharov de Liberdade e de Direitos Humanos do Parlamento Europeu.
Parceria: Gabinete do Parlamento Europeu em Lisboa