Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website

Orquestra Gulbenkian Concerto de Aranjuez

Praça do Comércio

Obter Direcções

Este evento já decorreu
03 Jun - 2017

22h

Praça do Comércio

Obter Direcções

Este evento já decorreu
03 Jun - 2017

22h

Entrada Livre

A Orquestra Gulbenkian junta-se às Festas de Lisboa para oferecer à cidade um concerto único, com convidados de luxo, que evocam os grandes compositores da América latina no ano em que a cidade é Capital Ibero-americana da Cultura.

Pablo Sáinz Villegas, unanimemente considerado um dos mais proeminentes guitarristas da sua geração e frequentemente apelidado de “alma da guitarra espanhola” tocará pela primeira vez com a Orquestra Gulbenkian, interpretando o histórico Concerto de Aranjuez, uma obra para violão clássico e orquestra da autoria do compositor espanhol Joaquín Rodrigo.

Escrita no princípio de 1939 em Paris, esta peça é seguramente o trabalho mais conhecido do compositor espanhol. Trata-se da primeira obra de Joaquín Rodrigo escrita para guitarra e orquestra, tendo conferido ao compositor o reconhecimento internacional.

Para além do Concerto de Aranjuez, o repertório deste espetáculo viaja por outras sonoridades hispânicas e obras de compositores latino-americanos referenciais, como Arturo Márquez e Silvestre Revueltas. A soprano Eduarda Melo irá interpretar uma das Bachianas Brasileiras, uma das mais famosas obras de Heitor Villa-Lobos, nas quais este procurou estabelecer uma analogia singular, entre Bach – um dos seus fascínios da adolescência – e a música popular brasileira.

Na imponente Praça do Comércio, junto ao rio e ao ar livre, um concerto imperdível que assinala a grande abertura das Festas de Lisboa’17.