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Carmina Burana de Carl Orff

Música

Parque do Vale do Silêncio

Obter Direcções

09 Set - 2017

21h30

Parque do Vale do Silêncio

Obter Direcções

09 Set - 2017

21h30

A classificar pela CCE

Como chegar
carris: 731, 744, 759 e 29B
metro: linha vermelha

Orquestra Gulbenkian, Coro Gulbenkian, Coro Infantil do Instituto Gregoriano de Lisboa
Maestro: José Eduardo Gomes

Neste Lisboa na Rua apresentamos ao ar livre um concerto de excelência que poderia acontecer em qualquer uma das grandes salas de espetáculos do mundo: a interpretação da ópera Carmina Burana, do compositor alemão Carl Off, pela Orquestra e Coro Gulbenkian e ainda pelo Coro Infantil do Instituto Gregoriano de Lisboa.

O concerto terá lugar num dos maiores pulmões verdes de Lisboa: no parque urbano do Vale do Silêncio, respondendo ao propósito de estender a programação cultural até locais menos óbvios da cidade. Carmina Burana é uma obra referencial: estreou na Ópera de Frankfurt, a 8 de junho de 1937. O título advém de um manuscrito do século XIII, encontrado em 1803 na Abadia de Benediktbeuren, o Codex Latinus Monacensis, a maior coletânea de poemas profanos do período medievo que chegou ao presente.

Carl Orff escolheu 24 poemas do Codex Latinus Monacensis, em que o amor e a exuberância da vida estão à mercê do acaso .

A cantata é emoldurada por um símbolo da Antiguidade — a roda da fortuna, girando eternamente, alternando entre a boa e a má sorte. É uma parábola da vida humana exposta a constante mudança.

A composição de Orff rapidamente se tornou popular, "O Fortuna" (o movimento de abertura e de fecho) tem sido utilizado em vários filmes e eventos, tendo-se transformado na peça clássica mais ouvida desde que foi gravada.

Orff optou por compor uma música inteiramente nova, embora no manuscrito original existissem alguns traços musicais para alguns trechos. Do ponto de vista musical, a monumentalidade sonora encontra-se na utilização do coro e da orquestra como grandes blocos harmónicos. Orff dispensou a polifonia e os desenvolvimentos temáticos. Todas as canções têm um refrão simples e de perceção imediata. O colorido sonoro é conseguido através de uma amplitude dinâmica constante, pelo diálogo entre vozes masculinas e femininas, e por um ritmo quase dionisíaco.