Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website

Chapéus na Rua

Feiras

vários locais

15 — 17 Set - 2017

vários locais

15 — 17 Set - 2017

A classificar pela CCE

O conceito deste festival é simples. O “busking” é o antiquíssimo ato de atuar em espaços públicos onde a presença ou entrada é livre e a remuneração dos artistas decorre das contribuições do público através do uso do chapéu. Os artistas recebem doações vindas diretamente do público como resultado das suas atuações, pelo que terão de o cativar e fascinar para garantir um bom chapéu. Durante três dias, as ruas do centro de Lisboa vão encher-se de artistas de circo, malabaristas, acrobatas, palhaços, marionetas, estátuas vivas, poesia improvisada, dança, teatro, performance, música e qualquer outra coisa que a imaginação possa adivinhar. O festival promove a arte de rua como uma peça estrutural da expressão artística urbana, quebrando
com o paradigma do artista de rua como sinónimo de arte pobre, ultrapassando as paredes dos museus, das galerias e das grandes salas de espetáculos, para levar ao público uma forma de arte acima de tudo humana, próxima e surpreendente.

15 setembro

Café O Largo
17h
Conferência “O papel das artes de rua na regeneração urbana e do espaço público”
Destinado à mobilização dos agentes culturais e artísticos

Circo para escolas
Em colaboração com a junta de freguesia de Arroios, será apresentado um espetáculo de Circo para os Centros de Apoio à Família, enquadrado no âmbito do regresso às aulas.

Largo Intendente Pina Manique
19h
Cabaret de Abertura
O festival terá início com um espetáculo no Largo do Intendente, um cabaret apresentado por Pedro Tochas e ilustrado por excertos dos espetáculos dos artistas do festival.

 

16 setembro

Mercado de Arroios e Mercado 31 de Janeiro
11h
Circo nos Mercados
Um dos objetivos deste festival é dinamizar espaços públicos, envolver a comunidade local e desenvolver o comércio local.

Largo do Intendente Pina Manique
14h-19h
Espetáculos de Rua
Nesta segunda edição, apresentamos um conjunto de espetáculos de oito companhias. Os artistas recebem as doações diretamente da audiência.

15h-18h
Atividades Paralelas
Workshops em diferentes artes e ofícios, através de atividades lúdicas e artísticas.

Mercado de Culturas
21h-22h30
Cabaret Novo Circo
Há muito que os mercados deixaram de ser só um local onde se compram e vendem mercadorias. Convidamos a Companhia Fric a Frac a criar um espetáculo no Mercado das Culturas.

17 setembro

Largo do Intendente Pina Manique
14h-19h
Espetáculos de Rua

15h-18h
Atividades Paralelas

Chapitô
22h
Cia Com Plot
O festival encerra com um espetáculo de humor e de circo para todos os públicos na Tenda do Chapitô.