Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website

Flamenco e Sevilhanas

Dança

Jardim do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta

Obter Direcções

Este evento já decorreu
12 Set - 2021
Domingo

17h30
Professor João Lara Pereira ©José Frade/EGEAC

Jardim do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta

Obter Direcções

Este evento já decorreu
12 Set - 2021
Domingo

17h30

Professor: João Lara Pereira

Duração: a definir

Entrada livre, mediante levantamento de bilhete no local no próprio dia a partir das 15h30, no limite de 2 por pessoa, até 15 minutos antes do início do espetáculo

A classificar pela CCE

Uma biblioteca também serve para dançar? E um museu? Já imaginou dançar um tango no Jardim Zoológico? É um desafio que lançamos, ao longo de quatro domingos: participar em aulas de dança, ao ar livre, em locais inusitados da cidade.
Este ano, a escolha faz-se entre ritmos quentes e passos seguros, graças às danças africanas, caribenhas, ibéricas ou sul-americanas.

O Flamenco é um estilo de dança, especialmente apreciado pela sua intensidade e pela emotividade dos movimentos que o caracterizam, usando os braços e os golpes de pés ritmados numa exibição de virtuosismo e beleza, por vezes usando castanholas ou fãs. A intensidade transmitida reflete sentimentos como amor e desgosto, desespero e calma, alegria e dor, bem como simultaneamente, o orgulho de um povo e a sua crónica marginalização social.

Já as Sevilhanas, são uma dança popular do Flamenco e própria do folclore Andaluz num ritmo a 3/4 ou a 6/8. É uma dança festiva, dançada por pessoas de ambos os sexos e de todas as idades, normalmente em grupo e às vezes mesmo por famílias inteiras. A aprendizagem do flamenco normalmente começa com esta dança particular. É uma dança muito viva, muitas vezes excluída do flamenco, pelos mais puristas, com o qual, paradoxalmente, é muitas vezes confundida, sobretudo em formato espetáculo, pleno de voltas, saias coloridas e uma gestualidade com algumas semelhanças com o Flamenco.