Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website

Este evento já decorreu
27 — 30 Ago - 2020
Quinta a domingo

19h00
©Alípio Padilha

Este evento já decorreu
27 — 30 Ago - 2020
Quinta a domingo

19h00

Transmissão online no site fusovideoarte.com
19h
Mais informações e toda a programação no site fusovideoarte.com.

Conceção: Dupla Cena; Horta Seca Associação Cultural

O FUSO é um festival de videoarte ao ar livre que, além de apresentar novas perspetivas e autores, mostra obras de referência nunca exibidas em Portugal. Encoraja a criação e os artistas a desenvolverem propostas através de uma competição nacional e tem tido um papel preponderante no desenvolvimento desta arte no nosso país. Este ano, o FUSO procura, através do seu programa, refletir como as práticas artísticas atuais tratam a questão da diversidade global e os problemas que resultam quando correntes de pensamento diversas não são encaradas de forma pacífica e conduzem à intolerância, ao racismo, à violência e à exclusão.

Este ano, com transmissão direta online, a partir da Fundação EDP e do Museu da Marioneta, poderá assistir aos trabalhos selecionados na open call e ao programa curatorial. As obras a concurso na open call ficam online no site durante os três primeiros dias do FUSO para votação do público. A votação encerra dia 29/8, após a sessão. Os vídeos de cada programação curatorial ficam online durante 24h depois das conversas. Pelo terceiro ano consecutivo, o FUSO convida o Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação para apresentar uma seleção de trabalhos realizados pelos alunos do Curso de Cinema/Imagem em Movimento. Este ano, sete alunos responderam ao desafio de pensar a ideia de “diversidade global”, mote da edição do FUSO 2020. Os trabalhos selecionados revelam tanto uma vasta riqueza visual, como ensaiam respostas críticas aos paradigmas de um mundo tendencialmente global que, de modo paradoxal, se apresenta pouco permeável à diversidade.

Outros Eventos

Festival Lisboa Soa Vários locais
Crianças Antiprincesas Estufa Fria 11h00 e 16h00
Literatura Ecotemporâneos – Gisela João Quinta da Alfarrobeira 17h00
Famílias Outro Olhar Praça Duque de Saldanha, Av. da Liberdade, Restauradores, Rossio Cais do Sodré
Festival Festival Nosso Utsava Espaço Cultural das Mercês (R. Cecílio de Sousa 94) e Sala Fernando Farinha (Rua dos Cordoeiros, 50)
Dança Dançar a Cidade – Afro Dance Jardim do Palácio Pimenta - Museu de Lisboa 17h30
Música Noites de Verão Galerias Municipais, Jardim da Galeria Quadrum 19h00
Visitas Guiadas Open House Lisboa