Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website

Máscara Ibérica no Castelo de São Jorge

Festival

Castelo de São Jorge

Obter Direcções

Este evento já decorreu
29 Ago - 2021
Domingo

18h00
Pauliteiros de Miranda ©DR
Banda de Gaitas de Xinzo de Limia ©DR

Castelo de São Jorge

Obter Direcções

Este evento já decorreu
29 Ago - 2021
Domingo

18h00

Iniciativa: EGEAC/Programação em Espaço Publico, Museu de Lisboa, Museu da Marioneta e Castelo de São Jorge

Produção: Progestur

Duração: 90’

Entrada livre, mediante levantamento de bilhete no local no próprio dia, no limite de 2 por pessoa, até 15 minutos antes do início do espetáculo

A classificar pela CCE

O Festival Internacional da Máscara Ibérica (FIMI) é um projeto de divulgação de cultura popular que, desde 2006, traz a Lisboa grupos de máscaras maioritariamente de terras de Portugal e Espanha.

Os participantes mantêm vivas tradições ancestrais, ligadas ao paganismo, que têm a máscara como elemento comum e que, neste festival, mostram a sua riqueza histórica, cultural e artística.

Este ano, ao invés do tradicional desfile, teremos apresentações ao ar livre, em museus e monumentos da cidade, de grupos de Miranda do Douro, das Astúrias e da Galiza.

 

Grupos convidados:

Pauliteiros de Miranda (Portugal)

Este grupo de dança, original das terras de Miranda, é uma das principais atrações do nordeste transmontano. A sua origem não é ainda consensual, mas poderá remontar à Idade do Ferro, inspirada em alguns povos que se preparavam para os combates com este tipo de danças, trocando apenas as espadas pelos paus, para evitar riscos desnecessários. De resto, o espírito guerreiro é intrínseco ao “paulito”, o homem especialista na Dança dos Paus, tradição guerreira local. Constituído por 8 membros, todos do sexo masculino, o grupo dança e toca o folclore típico das terras mirandesas, ao som de instrumentos como a gaita-de-foles, o bombo ou a flauta pastoril.

 

Banda de Gaitas de Xinzo de Limia (Galiza)

Com mais de 30 anos, a Banda de Gaitas de Xinzo de Limia, é um dos mais prestigiados e reconhecidos grupos galegos do seu género. Começou a sua viagem em meados dos anos 1980 e tem levado a sua música a países tão longínquos como a Índia, diversos países europeus (Portugal, França e Itália) e a praticamente todas as comunidades autónomas de Espanha.

Outros Eventos

Instalação O Barco / The Boat de Grada Kilomba MAAT - Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia (Espaço exterior)
Festival OUTJAZZ 2021 Vários locais Vários horários
Visitas Guiadas 10ª edição – Open House Lisboa – Os Caminhos da Água Vários locais Vários horários