Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website

Máscara Ibérica no Museu de Lisboa

Festival

Jardim do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta

Obter Direcções

Este evento já decorreu
21 Ago - 2021
Sábado

18h00
Asociación Cultural y Folklórica Los Yerbatos ©DR
Los Sidros y la comedia de Valdesoto ©DR

Jardim do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta

Obter Direcções

Este evento já decorreu
21 Ago - 2021
Sábado

18h00

Iniciativa: EGEAC/Programação em Espaço Publico, Museu de Lisboa, Museu da Marioneta e Castelo de São Jorge

Produção: Progestur

Duração: 90’

Entrada livre, mediante levantamento de bilhete no local no próprio dia, no limite de 2 por pessoa, até 15 minutos antes do início do espetáculo

A classificar pela CCE

 

O Festival Internacional da Máscara Ibérica (FIMI) é um projeto de divulgação de cultura popular que, desde 2006, traz a Lisboa grupos de máscaras maioritariamente de terras de Portugal e Espanha.

Os participantes mantêm vivas tradições ancestrais, ligadas ao paganismo, que têm a máscara como elemento comum e que, neste festival, mostram a sua riqueza histórica, cultural e artística.

Este ano, ao invés do tradicional desfile, teremos apresentações ao ar livre, em museus e monumentos da cidade, de grupos de Miranda do Douro, das Astúrias e da Galiza.

 

Grupos convidados:

Asociación Cultural y Folklórica Los Yerbatos (Astúrias)

No concelho de Bimenes existe um importante movimento de vizinhança e associativismo que insiste na conservação e recuperação das tradições e etnografia. Entre os participantes mais ativos está a Asociación Cultural y Folklórica Los Yerbatos que, ano após ano, realiza actividades como o festival “Bimenes en Danza”, com actuações da banda de gaita-de-foles, dança infantil e de adultos, pandeiros, entre outros. A associação colabora também com o microprojecto de cooperação internacional para o desenvolvimento “Agua y Vida”, através da Associação El Puente. E, claro, continuam com o seu trabalho na Escola de Música Tradicional e uma vasta gama de propostas, sempre para promover o estudo da cultura tradicional asturiana.

 

Los Sidros y la comedia de Valdesoto (Astúrias)

Exímios saltadores que com a ajuda de uma vara giram no ar e fazem soar os seus chocalhos, os Sidros distinguem-se pelos “cucuruchos” na cabeça, feitos de pele e lã de ovelha que se prolongam até à cintura, complementando o fato com uma cauda de raposa que serve para saudar as moças. Mas o seu papel ultrapassa em muito o galanteio do feminino, com a missão de anunciar, realizar e programar as Comédias, representações teatrais que se repetem no domingo seguinte ao dos Reis, prosseguindo com a tradição dos mascarados de Inverno.

Outros Eventos

Festival OUTJAZZ 2021 Vários locais Vários horários
Visitas Guiadas 10ª edição – Open House Lisboa – Os Caminhos da Água Vários locais Vários horários
Instalação O Barco / The Boat de Grada Kilomba MAAT - Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia (Espaço exterior)