Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website

Moving People, Artista na Cidade

Cinema

Jardim do Palácio Pimenta

Obter Direcções

20 — 23 Set - 2018

21h30
Moving People © Studio Fabian Hammerl

Jardim do Palácio Pimenta

Obter Direcções

20 — 23 Set - 2018

21h30

Acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida.

como chegar
Metro: Campo Grande (linhas amarela e verde)
Autocarro: 701, 717, 731, 735, 736, 738, 747, 750, 755, 767, 778, 783, 796, 798

Apoio à Produção: SP Televisão

2018 é ano de Artista na Cidade, um projeto que procura apresentar obras existentes, mas sobretudo dinamizar colaborações entre artistas e organizações locais e o artista convidado. Este ano a Artista na Cidade é Christiane Jatahy, que traz ao Lisboa na Rua Moving People, um projeto sobre refugiados e migrantes. Christiane Jatahy é autora, encenadora e realizadora brasileira. A sua obra vive numa fronteira entre o teatro e o cinema, entre as grandes narrativas e os episódios do quotidiano, entre o espaço teatral e o espaço público.

Dentro de um contentor um documentário é filmado, montado ao vivo e projetado para o público no mesmo instante em que ele é feito. Um documentário sobre o encontro entre as pessoas que chegam e as que estão, sobre memórias, ideias e utopias. Um diálogo vivo sobre os dias de hoje, estimulado pelas perguntas de Christiane Jatahy.

Moving People é um projeto sobre o encontro. Um espaço para falar sobre a memória, sobre as utopias e sobre o futuro. O encontro acontece entre pessoas que se movimentaram no mundo, migrantes, refugiados que partiram em busca de uma nova casa. Além dos imigrantes, participa também no espetáculo um ator local. Soma-se a memória de quem vem de fora e a memória de quem é da cidade.

Ao público é pedido que leve objetos para compor esta casa em construção, pequenos objetos que as pessoas achem que são importantes ter numa casa. São esses objetos que dão a cor e os detalhes ao filme. No final, são devolvidos aos proprietários.

O público senta-se dos dois lados do contentor e assiste ao filme. A determinada altura, as fronteiras entre quem assiste e quem conta desaparecem. O encontro é completo: do público com os convidados, da performance com o cinema.

Conceção e Direção: Christiane Jatahy; Cenário e Iluminação: Thomas Walgrave; Colaboração técnica no desenvolvimento do Cenário: Marcelo Lipiani; Técnico de Vídeo: Julio Parente; Câmara: Paulo Camacho; Direção de produção: Henrique Mariano

Outros Eventos

Verão no Parque Parque das Nações
Exposições Vicente’18 vários locais
Música Out Jazz Jardim Mário Soares, Campo Grande 17h
Música Aniversário do Palácio Baldaya Palácio Baldaya
Exposições Você não Está Aqui Parque das Nações
Feiras Feira da Luz Largo da Luz
Música Venham mais 20! Altice Arena 19h
Crianças Antiprincesas | Clarice Lispector (reposição) Quinta das Conchas, zona das Oliveiras 11h e 16h