Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website

O Barco / The Boat de Grada Kilomba

Instalação

MAAT - Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia (Espaço exterior)

Obter Direcções

03 Set — 17 Out - 2021

The Boat, 2020 © DR
GradaKilomba2021© Ute-Langkafel-MAIFOTO

MAAT - Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia (Espaço exterior)

Obter Direcções

03 Set — 17 Out - 2021

Comissão e produção: BoCA – Biennial of Contemporary Arts

Co-produção: MAAT – Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia, Staatliche Kunsthalle Baden-Baden

Parceria: CML / EGEAC – Programação em Espaço Público

Apoio à Produção: ArtWorks

O Barco/The Boat é uma instalação da artista Grada Kilomba, composta por 140 blocos, que formam a silhueta do fundo de uma nau e desenham minuciosamente o espaço criado para acomodar os corpos de milhões de africanos, escravizados pelos impérios europeus.

No imaginário ocidental, um barco é facilmente associado à glória, liberdade e expansão marítima, descrita como “descobertas” mas, na visão da artista, “um continente com milhões de pessoas não pode ser descoberto” nem “um dos mais longos e horrendos capítulos da humanidade - a Escravatura - pode ser apagado.”

Esta primeira instalação de grande escala de Grada Kilomba, que se estende junto ao rio por 32 metros de comprimento, convida o público a entrar num jardim da memória, no qual poemas descansam sobre blocos de madeira queimada, lembrando histórias e identidades esquecidas. Que histórias são contadas? Onde são contadas? Como são contadas? E contadas por quem? São questões que se colocam ao entrar nesta instalação.

Grada Kilomba inaugura esta obra com uma performance dividida em três momentos na qual várias gerações das comunidades afro-descendentes são protagonistas, com a produção musical de Kalaf Epalanga. O Barco / The Boat torna-se um lugar de reconhecimento, um jardim de memória e de contemplação do futuro.

Outros Eventos

Festival OUTJAZZ 2021 Vários locais Vários horários
Visitas Guiadas 10ª edição – Open House Lisboa – Os Caminhos da Água Vários locais Vários horários