Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website

Camerata Atlântica

Música

Igreja de São Pedro em Alcântara

Obter Direcções

09 Dez - 2018

16h
Camerata Atlântica © José Frade/EGEAC
Sandra Medeiros © DR
Igreja de São Pedro em Alcântara © José Frade/EGEAC

Igreja de São Pedro em Alcântara

Obter Direcções

09 Dez - 2018

16h

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço (350 lugares)
M/6

Calçada da Tapada, 5
Autocarro: 712, 713, 714, 727, 742, 751, 756, 773

“O Barroco celebra o Natal”. Este é o mote para o programa da Camerata Atlântica, um projeto que se dedica às sonoridades da América Latina, mas que, à semelhança do ano passado, traz a este Natal em Lisboa as composições do Barroco escritas a pensar nesta época festiva.

Assim, não vão faltar a obra-prima de Händel, Messias, tida como a mais famosa de todas as Oratórias, com duas árias para soprano; ou as árias de Magnificat ou da Cantata BWV120 de Bach; a mestria de Vivaldi e Torelli ou os tão conhecidos temas de Pachelbel, como Canon em Ré maior, tido quase como uma espécie de padrinho da música Pop, e o Adagio em Sol menor de Albinoni.

O palco é a Igreja de São Pedro em Alcântara. Porquê “em” Alcântara, e não “de”? Porque a primeira localização desta Igreja foi Alfama. Só depois do Terramoto de 1755, que destruiu por completo a Igreja existente, e com a reorganização das paróquias se decidiu a mudança para Alcântara, primeiro para a Ermida do Senhor Jesus da Caridade e em 1780 para o local onde hoje se encontra.

 

Programa
Concerto Grosso em sol menor “Pastorale per il Santo Natale”, Giuseppe Torelli
Domine Deus (do Gloria), Antonio Vivaldi
Adagio em sol menor, Tomaso Albinoni
“Et exultavit spiritus meus” (do Magnificat), Johann Sebastian Bach
“Heil und segen” (Cantata BWV 120), Johann Sebastian Bach
Canon em ré maior, Johann Pachelbel
“How beautiful are the feet” (do Messias), George Frideric Händel
“Rejoice” (do Messias), George Frideric Händel

Ficha Técnica
Ana Beatriz Manzanilla, Direção Artística
Sandra Medeiros, Soprano
Camerata Atlântica