Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website

Coro Infanto-Juvenil e Orquestra Académica da Universidade de Lisboa

Música

Igreja de São Domingos

Obter Direcções

07 Dez - 2018

21h30

Igreja de São Domingos

Obter Direcções

07 Dez - 2018

21h30

Acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida.

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço (580 lugares)
M/6

Largo de São Domingos
Metro: Rossio (Linha Verde), Restauradores (Linha Azul);
Autocarro: 711, 714, 732, 736, 737, 746, 759, 760, 783;
Elétrico: 12, 15, 25

O Coro Infanto-Juvenil e Orquestra Académica da Universidade de Lisboa propõem-nos neste concerto uma viagem pelo século XX, com peças de dois compositores britânicos, um norte-americano e a mestria do português Fernando Lopes-Graça.

Duas destas peças têm em comum o facto de serem, na sua origem, composições isoladas que foram ficando unidas numa só: em Ceremony of Carols op.28 o solo de Harpa tem um papel importante nessa unificação; em Carol Symphony é possível reconhecer cinco conhecidos carols de natal ingleses, agregados numa melodia sinfónica. Do Reino Unido para Portugal, Cantos do Natal, oito pequenas peças escritas em 1958, com textos de origem popular, à exceção de Cantiga à Virgem, cuja letra é de Gil Vicente, e fecha com Christmas Festival, composta em 1950, uma obra que reúne várias das melodias de natal mais conhecidas do público, juntando Coro e Orquestra para um final em festa.

O palco deste concerto é a Igreja de São Domingos. Fundada no séc. XIII, está ligada à Inquisição, foi palco de conspirações para a Independência de Portugal em 1640, sofreu com todos os terramotos de Lisboa, sobretudo com o de 1755, e ardeu por completo no grande incêndio de 1959. É a primeira Igreja dominicana em Lisboa e, tendo sofrido várias alterações ao longo dos séculos, é um espaço que tem à vista de todos as marcas da sua história.

Programa
Ceremony of Carols, Benjamin Britten
Carol Symphony, Victor Hely-Hutchinson
Cantos do Natal, Fernando Lopes-Graça
Christmas Festival, Leroy Anderson

Ficha técnica
Tiago Oliveira, Direção de Orquestra
Erica Mandillo, Direção de Coro
Rebeca Amorim, Harpa
Orquestra Académica da Universidade de Lisboa
Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa