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Eduardo Paniagua Ensemble

Música

Centro Ismaili

Obter Direcções

16 Dez - 2017

16h, 21h30

Centro Ismaili

Obter Direcções

16 Dez - 2017

16h, 21h30

Avenida Lusíada, 1
Metro: Laranjeiras (linha azul)
Carris: 701, 726, 764

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço:
300 lugares, e mediante o levantamento de
bilhete (no limite de dois por pessoa), para
cada sessão do concerto, na receção do Centro
Ismaili, no dia 15 de Dezembro, das 16h às 19h
e no dia 16 de Dezembro, das 10h às 21h; m/6

No coração do bairro das Laranjeiras, entre vias rápidas que se cruzam e edifícios que se erguem para o céu, existe um oásis escondido: o Centro Ismaili de Lisboa, um espaço que há quase 20 anos abriu as suas portas à comunidade muçulmana ismaili e a quem o queira visitar, embora seja ainda desconhecido de muitos lisboetas. Trata-se de um edifício com três zonas distintas – uma institucional, uma religiosa e outra social – cujo projeto arquitetónico se inspirou na filosofia e tradições dos países islâmicos, combinando-as com as da Península Ibérica.

O centro conjuga três estilos e influências arquitetónicas representativas de regiões e períodos históricos diferentes: a herança tradicional portuguesa (manifestada através da construção em pedra), os ideais islâmicos (através da utilização constante da geometria) e o estilo andaluz, marcado pelos claustros, pátios e luxuriantes jardins interiores. Quem quiser conhecer este admirável edifício, pode fazê-lo através das visitas guiadas (sujeitas a marcação) e um concerto especialmente adequado a este espaço: a atuação do trio de Eduardo Paniagua, um arquiteto e músico espanhol, especializado em música medieval.

A vida e a cultura medieval na Península Ibérica eram muito distintas da realidade de outros países europeus durante a mesma época, dada a influência decisiva do mundo islâmico, dos hebreus e dos sefarditas nas manifestações artísticas. A música hispânica muçulmana é um exemplo de simbiose cultural, resultado das misturas muçulmanas e cristãs que foram cozinhadas no caldeirão andaluz por mais de sete séculos. A música árabe-andaluza é um tesouro que sobreviveu e a sua preservação, o seu estudo e recuperação é um presente para a herança musical do Ocidente.

 

PROGRAMA

Nascimiento del Profeta
Canción Tunecina Andalusi
Consoladme
Canción andalusi de Túnez y “Par Deus”
Sobre los fondos del mar
Cantiga 193 de Alfonso X El Sabio 1221-1284
Noche Maravilhosa,
Leilum Hadzib
Betayhi Garibat al Husein, Andalusí de Marruecos
Obsesión y “Señor
de los señhores”
Ya Sayida. Sufi Andalusi
Los Corsarios del Puerto
Cantiga 359 de Sevilha
Brisa Enamorada
Twishya/ “bi-l-láh”, Núba Ushshaq
La Novia
Danza de boda tunecina andalusí y fatimí
Icono de damasco
Cantiga 9 de Alfonso X el Sabio
Sírvete y sírveme de beber /
Zid wa sqiní yá habíbí
Tem Piedade de mi corazón /
Rifqan ´ala qalbi
Ven a mi lado / Jul, jul tara
Núba Usshshaq. Betayhi, As- Shushtarí, Granada 1212-Damieta 1269

 

Canto e Fídula:
Cesar Carazo
Canto, Alaúde árabe e darbuka:
Wafir Shekheldin
Canto, qanún (saltério) e kaval:
Eduardo Paniagua

 

Apoio: