Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website

Os Vilancicos de Natal do Mundo Ibérico e Ensemble Dan Luz Al Sol

Concerto

Museu de Lisboa - Palácio Pimenta

Obter Direcções

Este evento já decorreu
17 Dez - 2021
Sexta

19h00
Vilancicos ©DR

Museu de Lisboa - Palácio Pimenta

Obter Direcções

Este evento já decorreu
17 Dez - 2021
Sexta

19h00

Duração: 60’

M/6

Entrada livre, sujeita à lotação da sala, mediante reserva para reservas@museudelisboa.pt, até 2 bilhetes por pessoa. Levantamento na Bilheteira do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta. O concerto já se encontra ESGOTADO. 

Apresentação obrigatória de certificado de vacinação ou teste antigénio (42 horas) ou PCR (72 horas), bem como de Cartão de Cidadão para verificação do certificado /testes.

 

Repertórios natalícios populares na Península Ibérica e nas suas colónias, nos séculos XVI e XVII. De Portugal, os vilancicos negros de Santa Cruz de Coimbra são admiráveis exemplos da mistura de culturas, também visível nos motetes do português Gaspar Fernandes, que emigrou para a Guatemala e México. De Espanha, os vilancicos e ensaladas, do Cancioneiro de Uppsala, combinam os ambientes religioso e festivo. O Ensemble Dan Luz al Sol é constituído por quatro vozes solistas e vários instrumentos de percussão e corda dedilhada, recriando o ambiente das sonoridades deste período da História da Música, percorrendo países de vários continentes, cantado em várias línguas, entre elas português, castelhano, asteca, crioulo e outras, em diálogo, misturadas ou com exotismos.

 

MÚSICOS

Patrycja Gabrel  soprano

Carolina Figueiredo  mezzo soprano

João Sebastião  tenor

Fernando Gomes  barítono e percussão

Helena Raposo  tiorba e guitarra barroca