Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website

Marchas Populares 2018: Desfile na Avenida

Homens e mulheres da Marcha de Alfama, vestidos em tons de vermelho, verde e dourado, desfilam na Avenida da Liberdade. Carregam os arcos, que representam tascas típicas, e ainda umas pipas de vinho.
Marcha de Alfama, créditos: EGEAC/José Frade
Homens e mulheres cantam e dançam vestidos com roupas pretas, brancas e vermelhas de lado para o observador. Atrás podem ver-se os arcos com uma figura desenhada de um barbeiro
Marcha do Bairro Alto, créditos: EGEAC/José Frade
De frente para o observador, uma mulher com corpete e saia amarelos e dourados canta. Tem os braços virados para o lado esquerdo do observador
Marcha da Madragoa, créditos: EGEAC/José Frade
Sob uma rede de pesca de grandes dimensões, várias mulheres vestidas em tons de rosa e verde agacham-se. Em segundo plano, uma bancada com espetadores.
Marcha do Alto do Pina, créditos: EGEAC/José Frade
De lado para o observador, uma dezena de homens marcham para a esquerda da imagem carregando seis arcos em forma de eléctrico cor-de-rosa em cuja lateral figuram sardinhas a segurar uma guitarra portuguesa.
Marcha da Penha de França, créditos: EGEAC/José Frade
De lado para o observador, um grupo de cinco mulheres vestidas com saias rodadas roxas e um corpete da mesma cor dançam na Avenida da Liberdade. Estão de braços estendidos e em segundo planos vêem-se os arcos em forma de manjericos gigantes.
Marcha de São Vicente, créditos: EGEAC/José Frade
Um par de marchantes dança na Avenida da Liberdade. O homem segura a mulher nos seus braços enquanto a inclina. Ela enverga uma saia laranja e ele tem um chapéu da mesma cor.
Marcha de Marvila, créditos: EGEAC/José Frade
Uma fila composta por homens e mulheres a dançar e a cantar na Avenida da Liberdade. As mulheres têm um colete e uma saia larga feita de cordas torcidas de pesca e triângulos de tecido amarelos e brancos.
Marcha de Alcântara, créditos: EGEAC/José Frade
Quatro mulheres num plano elevado, de saia vermelha, blusa aos folhos branca e um xaile preto, sorriem para a frente do observador. Em seu redor, um grupo de marchantes homens e mulheres.
Marcha da Bica, créditos: EGEAC/José Frade
De lado para o observador, um grupo de marchantes homens e mulheres sorriem para a frente de braços no ar e mãos dadas. Têm roupas brancas com pormenores verdes e dourados e flores vermelhas. Em segundo plano podem ver-se alguns arcos onde se lê Boavista.
Marcha do Bairro da Boavista, créditos: EGEAC/José Frade
Um grupo de marchantes composto por homens e mulheres, elas com roupas cor-de-laranja e eles de roupas azuis e arcos altos nos braços, avançam para a esquerda da imagem enquanto sorriem.
Marcha da Graça, créditos: EGEAC/José Frade
De frente para o observador, duas mulheres com vestidos coloridos, olham para cima enquanto elevam um dos braços na mesma direção e o outro permanece junto ao peito. Em segundo plano, marchantes masculinos e um arco pousado no chão com uma caricatura de Vasco Santana.
Marcha de Carnide, créditos: EGEAC/José Frade
De lado para o observador, uma fila composta por homens e mulheres com roupas douradas e brancas avança para a esquerda da fotografia a marchar e bater palmas.
Marcha da Ajuda, créditos: EGEAC/José Frade
De lado para o observador, um grupo de marchantes (homens e mulheres) dança com uma perna no ar. As mulheres têm saias verde e rosa e as mãos na cintura. Os homens têm calças às riscas verticais pretas e brancas e as mãos atrás das costas.
Marcha do Castelo, créditos: EGEAC/José Frade
De frente para o observador, um par composto por um homem e mulher dançam lado a lado com as mãos dadas. Ela está vestida com um vestido azul e ele com um casaco vermelho e umas calças azuis. Atrás deles, em segundo plano, outros casais com a mesma roupa, marcham da mesma forma.
Marcha dos Olivais, créditos: EGEAC/José Frade
De lado para o observador, uma fila de mulheres vestidas com roupa branca e azul marcha na Avenida da Liberdade. Em segundo plano há uma fila de homens e ainda os arcos em tons de dourado e azul.
Marcha da Bela Flor - Campolide, créditos: EGEAC/José Frade
Uma mulher, com rosas na cabeça, dança com uma saia larga de cor dourada e verde. Ao seu lado, um homem vestido de toureiro em tons vermelho escuro e dourado empunha um capote. Em segundo plano, outros marchantes com a mesma roupa replicam estes gestos.
Marcha da Mouraria, créditos: EGEAC/José Frade
De frente para o observador, uma mulher canta e dança com roupa de cor branca, roxa e verde. Em segundo plano, de lado para o observador, três mulheres dançam.
Marcha de Campo de Ourique, créditos: EGEAC/José Frade
Em primeiro plano, uma mulher com uma saia larga e um casaco com um padrão de azulejos azuis, brancos e amarelos, e uma cartola preta. Em segundo plano, outros marchantes e os arcos que procuram figurar fontes e chafarizes.
Marcha do Lumiar, créditos: EGEAC/José Frade
Mulheres de saia cantam e dançam na Avenida da Liberdade. Em segundo planos, os arcos da marcha que simulam azulejos.
Marcha de São Domingos de Benfica, créditos: EGEAC/José Frade
Em primeiro plano, uma mulher de corpete e saia colorida dança na Avenida da Liberdade.
Marcha de Belém, créditos: EGEAC/José Frade
Grupo de marchantes, homens e mulheres, de lado para o observador a cantar na Avenida da Liberdade. Estão vestidos em roupas pretas e brancas
Marcha de Santa Engrácia, créditos: EGEAC/José Frade
De lado para o observador, quatro marchantes (dois homens e duas mulheres) dançam na Avenida da Liberdade. Estão vestidos com roupas brancas, cinzentas e verdes.
Marcha de Benfica, créditos: EGEAC/José Frade
Várias crianças que fazem parte da Marcha Infantil A Voz do Operário, desfilam na Avenida da Liberdade. Em segundo plano, são visíveis os arcos da marcha, em tons de azul e amarelo
Marcha Infantil da Voz do Operário, créditos: EGEAC/José Frade
Homens e mulheres (elas com vestidos cor-de-rosa e branco e eles com trajes verdes) desfilam na Avenida da Liberdade. Trazem consigo os arcos que são paletas de pintor em tamanho gigante e de cor dourada.
Marcha da Santa Casa, créditos: EGEAC/José Frade
Mulheres e homens vestidos de vermelho, branco e preto, carregam os arcos e marcham na Avenida da Liberdade. Ao fundo, vêem-se bancadas com espetadores.
Marcha dos Mercados, créditos: EGEAC/José Frade
Uma mulher de vestido dourado com folhos brancos dança. Atrás dela um grupo de homens de roupa azul dança numa roda. Em segundo plano, uma estátua composta por uma figura masculina e uma feminina.
Marcha da Vila da Lousã, créditos: EGEAC/José Frade

Uma vez por ano, as Marchas Populares de Lisboa transformam a Avenida da Liberdade num palco de música, dança e tradição. Recordem alguns momentos do desfile, numa noite que terminou com a vitória de Alfama e com Bairro Alto e Madragoa a completarem o pódio.

Obrigado a todos os participantes que mantêm vivas as marchas de Lisboa!

 

Programação