Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website

A festa continua em julho com o centenário do Parque Mayer

A Câmara Municipal de Lisboa, em conjunto com Junta de Freguesia de Santo António, oferece à cidade uma programação cultural diversificada de espetáculos, exposições, sessões de cinema, tertúlias, itinerários, entre outras atividades, para comemorar o 100º aniversário do Parque Mayer. Durante o mês de julho, todos os motivos são bons para ir ao Parque Mayer.

O Parque Mayer, este espaço icónico da cidade de Lisboa desde 1922, convida todos para o seu centenário, revisitando ou conhecendo a história e as memórias deste lugar, que foi durante décadas o mais importante centro de diversão e de cultura da cidade de Lisboa. Uma programação de música, exposições, itinerários, cinema, tertúlias, e até boxe, é apresentada durante todo o mês de julho.

Do fado ao jazz, passando pelo funk, soul, blues, dixie, rock e pop, são vários os concertos no Parque Mayer, para recordar êxitos intemporais que fizeram parte da história da música portuguesa e do Teatro de Revista ao longo das décadas ou para conhecer as novas vozes e bandas portuguesas ou simplesmente cantarolar e dar um pezinho de dança.

No Capitólio, com organização da EGEAC, tem lugar logo no dia 1 de julho, às 21h30, um concerto da Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal. Seguem-se, todos os sábados do mês, às 21h30, também no Capitólio, as atuações de Sara Correia, Black Mamba (que convida Adelaide Ferreira), Pedro Moutinho e Real Combo Lisbonense.

Para além da música, são apresentadas duas exposições documentais, uma na Praça dos Restauradores outra no recinto do Parque, que nos contam a história dos 100 anos deste polo cultural que elevou a Revista à categoria de género de eleição.

Realizam-se também itinerários que abordam a história do Parque Mayer ao longo destes 100 anos, desde a sua génese até se transformar num polo cultural, e itinerários sobre a temática do Cinema em Portugal, da sua relação com o Parque Mayer e com as grandes salas de exibição vizinhas, os cinemas da Avenida da Liberdade.

Nas sessões de cinema serão exibidos diversos programas de A Paródia: Comédia à Portugueza, uma série documental e recreativa, realizada em 1987, dedicada a grandes figuras de comédia, do cinema e do teatro portugueses, onde se incluem entrevistas a António Silva, Maria Matos, Humberto Madeira, Laura Alves, Eugénio Salvador, Vasco Santana, Beatriz Costa, Costinha, Ribeirinho, Mirita Casimiro, Barroso Lopes, entre outros.

As tertúlias pretendem mostrar como era afinal a vida no Parque Mayer, convidando pessoas a contarem as suas histórias na primeira pessoa. Artistas, trabalhadores, espetadores e conhecedores das vivências do Parque Mayer partilham as suas memórias e experiências neste lugar.

Eclético, o maior centro de diversão e cultura de Lisboa do início do século XX foi ao longo de décadas o mais famoso ponto de encontro da população, mas também de artistas, intelectuais, políticos e empresários. Todos, sem exceção, queriam ir ao Parque Mayer.

Hoje, o Parque Mayer está a ser reabilitado pela Câmara Municipal de Lisboa, com o intuito de recuperar os teatros e voltar a posicionar o Parque Mayer como um espaço de cultura de referência na cidade de Lisboa.

Saiba mais em: Lisboa celebra o centenário do Parque Mayer

Outras Notícias

Notícia Geral Bandas Filarmónicas na Avenida da Liberdade 24 Nov 2022
Natal em Lisboa Natal em Lisboa 2022 23 Nov 2022
Festas de Lisboa Marchas Populares 2023 14 Nov 2022
Lisboa na Rua Lisboa na Rua, um mês de cultura gratuita e ao ar livre 9 Ago 2022
Festas de Lisboa A Marcha da Madragoa é a vencedora do concurso Marchas Populares de Lisboa 2022 13 Jun 2022
Festas de Lisboa Trânsito condicionado nos dias 12 e 13 de junho 11 Jun 2022
Festas de Lisboa Os Tronos de Santo António já estão na rua! 4 Jun 2022
Festas de Lisboa As Festas de Lisboa voltam a enfeitar a cidade 20 Mai 2022
Festas de Lisboa Estão abertas as inscrições para os Tronos de Santo António 2022 3 Mai 2022
Artistas Plásticos A arte contemporânea está de regresso às Lojas com História 19 Abr 2022
Abril em Lisboa Palavras de Abril em março 22 Mar 2022
Abril em Lisboa Abril em Lisboa começa mais cedo 10 Mar 2022
Festas de Lisboa 6 jurados elegem as 6 melhores sardinhas do concurso deste ano 8 Mar 2022
Festas de Lisboa FAQ 2 Mar 2022
Festas de Lisboa Mãos à obra!… últimos dias 2 Mar 2022
Notícia Geral Está quase…. 25 Fev 2022
Notícia Geral Lisboa, Ponto. Parágrafo 27 Jan 2022
Notícia Geral 2021 em flashback 30 Dez 2021
Notícia Geral CANCELADO – Bandas Filarmónicas voltam à Avenida da Liberdade 26 Nov 2021
Natal em Lisboa Concertos solidários no Natal em Lisboa 24 Nov 2021