Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website

Muito para ver e ouvir em julho e agosto

Lisboa continua em festa, com vários eventos ao longo dos próximos meses

5, 6, 7, 12, 13 e 14 julho
CineConchas
Quinta das Conchas, 21h45
Entrada gratuita

5 julho
Gett: o Processo de Viviane Amsalem
de Ronit Elkabetz e Shlomi Elkabetz
(115 min – M/14)

6 julho
Linha Fantasma
de Paul Thomas Anderson
(130min – M12)

7 julho
Cinema Paraíso
de Giuseppe Tornatore
(124 min – M/12)

12 julho
The Florida Project
de Sean Baker
(115 min - M/14)

13 julho
Três Cartazes à Beira da Estrada
de Martin McDonagh
(115 min – M/16)

14 julho
Coco
de Lee Unkrich
(109 min – M/6)

5, 6, 7, 8, 12, 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 julho
Bairro Intendente em Festa
Largo do Intendente Pina Manique
Entrada gratuita
A classificar pela CCE

A festa regressa ao Bairro do Intendente, este ano sob o mote Memória e Projeção de um Bairro, para celebrar o Património Cultural Material e Imaterial. A programação inclui várias atividades dirigidas ao público infantil, feiras, passeios e visitas, ateliês, aulas abertas, instalações, teatro de rua e sessões de cinema. A abertura acontece com um Jantar-Baile-Concerto Comida ConVida, sob a direção de Marta Silva e Jon Luz, e o encerramento está por conta do Coro Largo, dirigido por Celina da Piedade. Pelo Bairro do Intendente vão também passar o português Bruno Pernadas; a cantora, compositora, atriz e ilustradora brasileira Karina Buhr e o grupo “Master Musicians of the Aga Khan Music Initiative”. A dança contemporânea fica a cargo dos bailarinos finalistas da Escola Superior de Dança e os Debates Agora regressam com transmissão em direto pelo projeto comunitário “Rádio Escuta”.

facebook.com/bairrointendente

 

7 e 8 julho
Catabrisa
LU.CA, Teatro Luís de Camões
16h30 e 21h (sábado) 11h e 16h30 (domingo)
Entrada gratuita
Mediante levantamento de bilhete (máximo 2 por pessoa) 1 hora antes do espetáculo
Duração: 45min
M/8

Um menino, em tudo igual a todos os meninos, vive as maiores aventuras de sempre: a aventura da curiosidade, do desejo, da descoberta, do espanto, da invenção, a aventura de quem nasce e cresce com o corpo e a mente aos rodopios. Do livro Catavento (Eterogémeas), nasceu um espetáculo, um espaço de ideias em forma de sensação, um lugar de sensações em forma de gesto, um sítio de gestos em forma de som, um mapa de sons em forma de sombra, um mundo de sombras em forma de história para todos. Para todos verem, ouvirem, sentirem e pensarem com a forma de ver, ouvir, sentir e pensar de cada um.

Ciclo “10 espetáculos de 10 anos do Programa para Crianças e Jovens do Teatro Maria Matos”
Texto: Eugénio Roda a partir do livro Catavento (edições Eterogémeas) de Gémeo Luís e Eugénio Roda; Conceção e direção coreográfica: Joana Providência; Dramaturgia: Eugénio Roda (Emílio Remelhe); Criação, cenografia e figurinos: Gémeo Luís; Interpretação: Filipe Caldeira; Música: Manel Cruz; Direção técnica: Ricardo Alves; Produção executiva: Companhia Instável; Coprodução: Centro cultural de Vila Flor, Cine-teatro Joaquim D’Almeida, Comédias do Minho, Companhia Instável, Fundação Lapa do Lobo, Fundação Casa da Música e Maria
Matos Teatro Municipal.

 

9 a 20 julho
Oficinas de Teatro
LU.CA, Teatro Luís de Camões

Vamos mostrar-te como funciona um Teatro. Vais poder experimentar como atores e atrizes preparam o corpo e a voz, e como tudo o que é único em cada um de nós, se torna essencial quando queremos interpretar um personagem. Compreender e de que forma os nossos gostos, as nossas preferências e as nossas memórias e afetos podem ser convocados para ajudar a representar situações que nunca vivemos ou imaginamos. Com recurso a jogos dramáticos vamos estimular e promover a descoberta do eu e do grupo e realizar improvisações, desmistificando o ridículo e promovendo a confiança, assumindo tudo o que acontece como material valioso para a aprendizagem e o crescimento.

9 a 13 julho
Com: Cláudia Gaiolas
Segunda a sexta
Inscrições até 29 junho
M/12

16 a 20 julho
Com: Tânia Alves
Segunda a sexta
Inscrições até 6 julho
M/14

21 e 22 julho
A Montanha
LU.CA, Teatro Luís de Camões
16h30 (sábado) 11h e 16h30 (domingo)
Entrada gratuita
Mediante levantamento de bilhete (máximo 2 por pessoa) 1 hora antes do espetáculo
Duração: 40min
M/3

A Montanha é uma história contada a dois, um artista visual que em tempo real vai construindo cenários e personagens que interagem com uma atriz que está em palco. É uma história que recupera o tom dos contos clássicos e intemporais, e que centra a sua ação no meio natural, na montanha fonte de mitos desde tempos longínquos.

Ciclo “10 espetáculos de 10 anos do Programa para Crianças e Jovens do Teatro Maria Matos”
Criação: António Jorge Gonçalves; Intérpretes: Ana Brandão e António Jorge Gonçalves; Coprodução: Maria Matos Teatro Municipal, Centro de Artes de Ovar, Teatro Virgínia e Culturproject.

12 a 14 julho
Popular – Inatel na Rua
Palácio Baldaya, Benfica
Entrada gratuita
M/3

Da música à dança, da etnografia ao teatro, o projeto Popular conta com a participação de Centros de Cultura e Desporto INATEL, por onde passa o trabalho associativo desempenhado por milhares de cidadãos que se dedicam à valorização e divulgação da cultura tradicional.
Durante três dias, haverá atividades dirigidas ao público infantil e sénior com Contos, animação de rua, Cante Alentejano, Fado e espaço para um pezinho de dança.

Out Jazz
Vários locais
Entrada gratuita
A classificar pela CCE

Tardes de verão em que o jazz se alia ao funk e ao soul. A celebrar 12 anos, o Out Jazz reforça a luta por um mundo mais sustentável e alia-se ao Movimento Claro: um festival sem palhinhas, para reduzir a utilização de plástico.

1, 8, 15, 22 e 29 julho
Parque Eduardo VII

5, 12, 19 e 26 agosto
Jardim da Estrela

Outras Notícias

Notícia Geral Muito para ver e ouvir em julho e agosto
Notícia Geral Junho, mês de Festas
Notícia Geral Concurso Grande Marcha de Lisboa 2018
Notícia Geral Gospel e cinema no Centenário de Nelson Mandela
Festas de Lisboa Marcha Populares de Lisboa 2018: Alfama é vencedora