Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website

Coragem hoje, abraços amanhã

“Coragem hoje, Abraços amanhã” era uma mensagem de alento partilhada na prisão, entre as mulheres detidas durante a ditadura. Passados 47 anos sobre a Revolução de Abril, a EGEAC, através da sua programação Abril em Lisboa e do Museu do Aljube, presta homenagem à memória dos resistentes antifascistas e à sua luta pela liberdade.

PDF

Num momento em que a pandemia limita os contactos e condiciona os encontros, a mensagem “Coragem hoje, Abraços amanhã” ganha um novo sentido. Inspiremo-nos na resistência para mantermos viva a esperança de que dias melhores virão.

Até lá, vamos fazendo caminho, não deixando a cultura e o pensamento para trás. Começamos com mais dois encontros da comunidade de leitura Ecotemporâneos, que na companhia de livros e autores nos convidam a refletir sobre a sociedade que queremos e aquela em que vivemos. Para assistir online, transmitido a partir do Jardim do Palácio Pimenta.

Mudando de cenário para o Museu do Aljube, teremos a estreia da peça “Amores na Clandestinidade”, de André Amálio. Uma encenação especificamente concebida para aquele local simbólico da luta pela liberdade, que se debruça sobre as relações familiares e afetivas forjadas no contexto da resistência à ditadura, também para ver online.

A Sala Rank Filmes, no Cinema São Jorge (que noutros tempos foi usada para o visionamento prévio de filmes) abre as suas portas para a reposição da peça “Elas também estiveram lá”, de Joana Craveiro. Um trabalho que questiona o papel quase sempre secundário atribuído às mulheres nas narrativas oficiais da revolução de 1974 e um sucesso de público e de crítica, esgotando todas as sessões na sua estreia em 2018 e que poderá ver (ou rever) agora a partir de casa.

As múltiplas vidas de Lisboa e dos seus lugares continuam a ser lembradas através de percursos e conversas. Este ano, o itinerário é virtual e percorre a Avenida Almirante Reis, um dos epicentros de uma boémia lisboeta que desafiava as convenções da ditadura, construída a partir dos cinemas populares e dos cafés e cervejarias. “Os cinemas e outros lugares de encontro na Avenida Almirante Reis” recorda locais de diversão e de uma certa liberdade numa das principais avenidas de Lisboa, onde se expandiam os limites impostos ao pensamento.

Na noite de 24 de abril, não nos poderia faltar a música. Desafiamos o artista Manuel João Viera e um naipe de músicos de exceção a deambular por fados e canções que se revestiram de diferentes significados, antes e depois da revolução dos Cravos. Fados revolucionários, canções de intervenção e outros temas do nacional cançonetismo, interpretados algures entre a “Nostalgia e a Utopia”. Para assistir  em segurança no Capitólio  ou através das nossas redes sociais.

O Festival Política continua a antecipar grandes questões sociais e, este ano, coloca o foco sobre a problemática das fronteiras. Ao longo de quatro dias, entre 22 e 25 de abril, os vários espaços do Cinema São Jorge serão ocupados com cinema, workshops, música, performances, debates, humor e atividades para famílias, além de programação online. Um festival que abre horizontes e promove a reflexão crítica e artística sobre temas fortes da atualidade. O que é, no fundo, o que queremos provocar ao longo de todo o mês de abril.  Sempre sem deixar cair a esperança.

Outras Notícias

Notícia Geral Já temos as 10 grandes vencedoras do ano e ultrapassamos as 50 mil sardinhas! 8 Jun 2021
Notícia Geral Não percam a exposição de rua dos Tronos de Santo António 4 Jun 2021
Notícia Geral Está quase….. 4 Jun 2021
Notícia Geral Os Tronos de Santo António estão a chegar 14 Mai 2021
Notícia Geral Um júri de luxo para o concurso criativo do ano 12 Mai 2021
Notícia Geral Conheça melhor o júri que vai escolher as Sardinhas do ano 12 Mai 2021
Festas de Lisboa DEZ ANOS A CRIAR SARDINHAS… venham mais dez! 29 Abr 2021
Festas de Lisboa Tudo o que precisa de saber sobre o Concurso Sardinhas 2021 29 Abr 2021
Notícia Geral Coleção Primavera-Verão: 10 artistas plásticos, 10 Lojas com história  21 Abr 2021
Abril em Lisboa Um festival de “sabor agridoce, com apontamentos picantes” 19 Abr 2021
Abril em Lisboa Uma conversa entre Beatriz Batarda e Isabela Figueiredo 16 Abr 2021
Abril em Lisboa A vida da Avenida Almirante Reis dava um filme 9 Abr 2021
Notícia Geral 5 Fev 2021
Notícia Geral Receitas de Amor 5 Fev 2021
Notícia Geral Confinamos, mas não paramos. 11 Jan 2021
Passagem QUEM TOCA SEUS MALES ESPANTA 23 Dez 2020
Natal em Lisboa Quem é a ilustradora do Natal em Lisboa? 29 Nov 2020
Natal em Lisboa Descubram o programa do Natal em Lisboa 26 Nov 2020
Natal em Lisboa Porque acreditamos no futuro, fazemos da cultura presente. 26 Nov 2020
Natal em Lisboa Está quase a chegar o Natal em Lisboa… 25 Nov 2020