O Lisboa na Rua terminou mas temos ainda uma surpresa final
O Lisboa na Rua chegou ao fim e o balanço é muito positivo. Para a despedida, vai ser possível recordar um dos momentos altos da nossa programação: a RTP vai transmitir esta quinta-feira, 1 de outubro (Dia Mundial da Música), o concerto comemorativo dos 70 anos de Jorge Palma.
Mesmo neste ano particular, com um Lisboa na Rua adaptado e repleto de novas regras, o público compareceu generosamente, esgotando quase todos os eventos culturais que animaram a cidade no último mês e meio. Num formato muito diferente do habitual, com lotações reduzidas, acessos controlados, distanciamento, álcool-gel e máscaras, levamos a cultura ao ar livre, um pouco por toda a cidade. Aos eventos presenciais – que passaram pelo teatro, música, dança ou performance – juntamos uma enorme plateia online através de várias transmissões em streaming com um alcance de mais de 230 mil pessoas.
O concerto comemorativo do 70.º aniversário de Jorge Palma, realizado no Castelo de S. Jorge no dia 12 de setembro, foi um dos momentos altos, com mais de 300 mil visualizações nas transmissões online em direto. É este espetáculo único que vai agora ser transmitido na RTP1, no dia 1 de outubro – o Dia Mundial da Música –, pelas 22h15.
Uma oportunidade para ver ou rever o espetáculo 70 Voltas ao Sol, que reuniu em palco Jorge Palma e um ensemble clássico composto por 14 elementos, propositadamente constituído e dirigido pelo Maestro Cesário Costa para dar vida aos arranjos dos compositores e pianistas, Filipe Melo e Filipe Raposo. Um concerto de celebração que contou com a convidada especial, Cristina Branco e culminou com Jorge Palma a ser surpreendido com a entrega da Medalha Municipal de Mérito Cultural pela mão do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.
Ao longo de seis semanas, foram as personagens e formas que o artista visual AKA Corleone criou para ilustrar este Lisboa na Rua que nos acompanharam e pontuaram cada projeto.