Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website

Vêm aí as Festas de Lisboa!

Com as Festas de Lisboa quase a chegar, ultimam-se os preparativos para um mês de propostas artísticas inovadoras, ao ar livre e de entrada gratuita.

As Festas arrancam logo no dia 1 de junho, às 19h30, com um espetáculo literalmente nas alturas, fazendo adivinhar novos horizontes numa alusão à circum-navegação de Fernão de Magalhães. Tatiana-Mosio Bongonga, uma das maiores artistas de funambulismo, irá percorrer 300 metros numa corda bamba a 33 metros de altitude na Alameda D. Afonso Henriques, rumo à Fonte Luminosa. Esta atuação de emoções fortes será acompanhada de música ao vivo pela Banda da Armada e elementos da companhia circense Basinga.

Ainda no primeiro dia do mês, assinalamos o Dia Mundial da Criança com um espetáculo de teatro tão especial quanto a data. Guardar Segredo convida os mais novos a entrarem em dois guarda-fatos que durante o fim de semana estarão colocados no Jardim da Quinta das Conchas. Celebramos também o primeiro aniversário do LU.CA – Teatro Luís de Camões, com uma programação infanto-juvenil especial durante três dias consecutivos.

Como não podia deixar de ser, as marchas populares, os arraiais, os tronos e os casamentos de Santo António regressam às ruas. Na noite mais longa do mês, 16 pares recém-casados, 23 marchas e 1 convidada – Marcha Popular de Ribeira de Frades – irão descer a Avenida da Liberdade sob a égide do Santo Popular.

Há mais casamentos – estes mais improváveis – no programa Fado no Castelo que este ano irá reunir duas grandes vozes com dois coros singulares: Ana Moura e Sopa de Pedra (dia 14) e Raquel Tavares e Gospel Collective (dia 15).

No dia 22, é a vez do festival Com’Paço, que volta a espalhar bandas filarmónicas oriundas de todo o país em dois jardins da cidade e, pela primeira vez, na Alameda D. Afonso Henriques, que será palco do concerto de encerramento com a banda de jovens músicos Com’Paço’19 e a convidada Anabela.

Regressa também o festival Lisboa Mistura, que este ano se muda para a Quinta das Conchas, e continuamos a celebrar a diversidade cultural da cidade nas Festas da Diversidade e do Japão em Lisboa.

Não há Festas sem sardinhas e este ano são seis as premiadas do Concurso Sardinhas Festas de Lisboa’19. A partir do dia 1 de junho e durante todo o mês, vamos poder conhecê-las todas melhor na exposição “100% Sardinha” que estará no Espaço Trindade.

A aposta na ilustração reflete-se também na escolha do artista que este ano desenhou as imagens do programa das Festas: a partir de Nova Iorque, onde trabalha para publicações como a revista New Yorker, o prestigiado ilustrador, fotógrafo e designer gráfico lisboeta Jorge Colombo.

As Festas encerram da melhor forma com um concerto irrepetível, construído de propósito para esta ocasião, dedicado a António Variações que faria 75 anos. Em cima do palco, no Jardim da Torre de Belém, dia 29, a partir das 22h, as suas músicas serão cantadas por Ana Bacalhau, Conan Osiris, Lena D’Água, Manuela Azevedo, Paulo Bragança e Selma Uamusse, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e arranjos sinfónicos a cargo de Filipe Melo, Filipe Raposo e Pedro Moreira.

Um concerto único para deixar água na boca até ao próximo ano.

Ilustração de Jorge Colombo

Outras Notícias

Notícia Geral Já temos as 10 grandes vencedoras do ano e ultrapassamos as 50 mil sardinhas! 8 Jun 2021
Notícia Geral Não percam a exposição de rua dos Tronos de Santo António 4 Jun 2021
Notícia Geral Está quase….. 4 Jun 2021
Notícia Geral Os Tronos de Santo António estão a chegar 14 Mai 2021
Notícia Geral Um júri de luxo para o concurso criativo do ano 12 Mai 2021
Notícia Geral Conheça melhor o júri que vai escolher as Sardinhas do ano 12 Mai 2021
Festas de Lisboa DEZ ANOS A CRIAR SARDINHAS… venham mais dez! 29 Abr 2021
Festas de Lisboa Tudo o que precisa de saber sobre o Concurso Sardinhas 2021 29 Abr 2021
Notícia Geral Coleção Primavera-Verão: 10 artistas plásticos, 10 Lojas com história  21 Abr 2021
Abril em Lisboa Um festival de “sabor agridoce, com apontamentos picantes” 19 Abr 2021
Abril em Lisboa Uma conversa entre Beatriz Batarda e Isabela Figueiredo 16 Abr 2021
Abril em Lisboa A vida da Avenida Almirante Reis dava um filme 9 Abr 2021
Abril em Lisboa Coragem hoje, abraços amanhã 31 Mar 2021
Notícia Geral 5 Fev 2021
Notícia Geral Receitas de Amor 5 Fev 2021
Notícia Geral Confinamos, mas não paramos. 11 Jan 2021
Passagem de Ano QUEM TOCA SEUS MALES ESPANTA 23 Dez 2020
Natal em Lisboa Quem é a ilustradora do Natal em Lisboa? 29 Nov 2020
Natal em Lisboa Descubram o programa do Natal em Lisboa 26 Nov 2020
Natal em Lisboa Porque acreditamos no futuro, fazemos da cultura presente. 26 Nov 2020