Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website

Estão escolhidos os Tronos de Santo António 2020

A dupla Sofia Perpétua e Paulo Múmia, o Artur Rebelo e os avós Lena e Luís Rebelo e o Agrupamento 48 de Santa Catarina são os três vencedores do concurso dos Tronos de Santo António 2020.

O júri, formado pela fadista Kátia Guerreiro, pelo estilista Dino Alves e pelo coordenador do Museu de Lisboa – Santo António não tiveram tarefa fácil para encontrar os vencedores da sexta edição dos Tronos de Santo António que este ano, pela primeira vez, assumiu a forma de concurso.

Prova da qualidade dos trabalhos foi que para além dos três vencedores, cada um dos quais irá receber a quantia de 500 euros, o júri decidiu ainda atribuir cinco menções honrosas: a Ricardo Ferraz (ilha da Madeira), a Margarida Viana (Lisboa), a Mônica Silva (Baía, Brasil), à Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais (Coimbra) e à Mitra – Hoje e Amanhã (Lisboa).

Às 16h00, no site e no Facebook do Museu de Lisboa  e Cultura na Rua é inaugurada a exposição «Tronos de Santos António 2020» com todas as obras de arte que estiveram a concurso. Uma oportunidade para ver cada um dos trabalhos que nos chegaram e a respetiva explicação dos seus autores.

A criatividade e a originalidade dos materiais utilizados foram os aspetos mais valorizados pelo júri neste concurso dos Tronos de Santo António, uma edição adaptada às restrições provocadas pela pandemia COVID-19. Por isso, a EGEAC, através do Museu de Lisboa - Santo António e da Programação em Espaço Público, apostou num formato de concurso e exposição digital, em vez da tradicional exposição de rua. Outra novidade passou pelo convite à participação de todo o país, em vez de ser apenas para as freguesias alfacinhas.

De entre os mais de 150 tronos a concurso, chegaram propostas tanto de Lisboa e da área metropolitana (Alcabideche, Alcochete, Alfragide, Algés, Algueirão, Amadora, Cascais, Caxias, Colares, Ericeira, Loures, Massamá, Moita, Monte Abraão, Moscavide, Odivelas, Oeiras, Paço de Arcos, Palmela, Parede, Porto Salvo, Queijas, Rio de Mouro, São Domingos de Rana, Seixal, Setúbal, Sintra), como de diferente partes do país (Braga, Caldas da Rainha, Castelo Branco, Coimbra, ilha da Madeira, Figueira da Foz, Gondomar, Guimarães, Loulé, Loures, Monchique, Mora, Portimão, Porto, Rio Tinto, Tavira, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Viseu). Do estrangeiro chegaram também duas propostas: Nova Iorque (EUA) e Baía (Brasil).

Vencedor
Vencedor
Vencedor
Menção Honrosa
Menção Honrosa
Menção Honrosa

Outras Notícias

Abril em Lisboa Um festival de “sabor agridoce, com apontamentos picantes” 19 Abr 2021
Abril em Lisboa Uma conversa entre Beatriz Batarda e Isabela Figueiredo 16 Abr 2021
Abril em Lisboa A vida da Avenida Almirante Reis dava um filme 9 Abr 2021
Abril em Lisboa Coragem hoje, abraços amanhã 31 Mar 2021
Notícia Geral 5 Fev 2021
Notícia Geral Receitas de Amor 5 Fev 2021
Notícia Geral Confinamos, mas não paramos. 11 Jan 2021
Passagem de Ano QUEM TOCA SEUS MALES ESPANTA 23 Dez 2020
Natal em Lisboa Quem é a ilustradora do Natal em Lisboa? 29 Nov 2020
Natal em Lisboa Descubram o programa do Natal em Lisboa 26 Nov 2020
Natal em Lisboa Porque acreditamos no futuro, fazemos da cultura presente. 26 Nov 2020
Natal em Lisboa Está quase a chegar o Natal em Lisboa… 25 Nov 2020
Lisboa na Rua O Lisboa na Rua terminou mas temos ainda uma surpresa final 1 Out 2020
Notícia Geral Lisboa na Rua de “olhos postos” na Capital Verde Europeia   26 Ago 2020
Lisboa na Rua O Lisboa na Rua está de volta 6 Ago 2020
Lisboa na Rua Vem aí o Lisboa na Rua 4 Ago 2020
Notícia Geral Concerto de homenagem a Amália transmitido pela RTP a 30 de julho 22 Jul 2020
Festas de Lisboa Andámos à pesca das sardinhas 29 Jun 2020
Festas de Lisboa A ‘pesca’ vai começar: #apanhaestasardinha! 17 Jun 2020
Notícia Geral Dead Combo – Música com Lisboa Dentro 12 Jun 2020