Viva 2023
TERREIRO DO PAÇO
31 de dezembro - 22h30
Paulo Gonzo, Batukadeiras X, Bonga, Cuca Roseta, Elida Almeida, Lura, Pongo, Samuel Úria
Uma Lisboa de muitas culturas e muitas gentes para festejar o Ano Novo
Lisboa volta a celebrar a passagem de ano no Terreiro do Paço – o coração da cidade. Aberta, inclusiva, global, ponto de chegadas e de partidas, de encontro de várias geografias, uma Lisboa única na sua multiplicidade. É neste mosaico humano e cultural que a Câmara Municipal de Lisboa apresenta uma grande festa que também celebra a Lusofonia, num espetáculo imperdível programado e produzido pela EGEAC.
Paulo Gonzo, uma referência obrigatória da música pop produzida em Portugal nas últimas quatro décadas, é o primeiro artista a subir ao palco, pelas 22h30. Um concerto para cantar e recordar êxitos intemporais, como Jardins Proibidos, Dei-te Quase Tudo ou So Do I, na voz inconfundível do cantor e compositor que estará acompanhado pela sua banda.
À meia-noite, a chegada de 2023 será assinalada com um espetáculo de fogo de artifício, que durante 12 minutos irá cobrir de cor e brilho o céu à beira-Tejo, ao som de uma banda sonora original criada pelo artista Moullinex.
A festa segue madrugada dentro, embalada por diferentes ritmos, num grande espetáculo construído de raiz, envolvendo 26 músicos em palco, com direção artística de Luis Varatojo, estando a musica entregue ao grupo Fogo Fogo, aqui num formato mais alargado, com arranjos da sua responsabilidade, que conta também com um quarteto de cordas com arranjos de Pedro Moreira.
Juntamente com Bonga, Cuca Roseta, David Pessoa e Danilo Silva (Fogo Fogo), Elida Almeida, Lura, Pongo, Samuel Úria e as Batukadeiras com as convidadas Cátia Ramos, Iara Xavier, Jussara Spencer, Jéssica Tavares, Etelvina Tavares e Kélia Cabral, nas vozes e ao longo de 23 canções inspiradas em diversas influências e estilos musicais, propõe-se uma viagem ritmada que deambulará entre o Fado, o funaná, as mornas e as coladeiras.
Cabe às Batukadeiras X – grupo de mulheres cabo-verdianas que participou num vídeo e na tournée do álbum Madame X de Madonna – abrir este espetáculo repleto de momentos únicos em palco, como será o caso de um dueto entre Cuca Roseta e Samuel Úria a cantar Cesária Évora.