Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website

Festas de Lisboa

Programa 2019 (em pdf)

Este ano, as Festas celebram-se no chão e nas alturas, desafiando-nos a imaginar o que se esconde além da linha do horizonte. Inspirados numa combinação improvável – Santo António, Fernão de Magalhães e António Variações – partimos numa viagem em que Lisboa é o ponto de partida e chegada.

Logo no dia 1 de junho, na Abertura das Festas de Lisboa, convidamo-lo a suster a respiração e a levantar os olhos em direção ao céu. Não se surpreenda, pois irá ver uma das maiores artistas de funambulismo a atravessar a Fonte Luminosa, a 30 metros do solo. Trata-se da artista Tatiana-Mosio Bongonga que, numa travessia ao alcance de poucos, nos desafia a um novo olhar e perspetiva.

Foram também novos horizontes aos que Fernão de Magalhães chegou, faz agora 500 anos. Assinalamos este feito com a estreia absoluta do espetáculo Linhagem, do compositor Eurico Carrapatoso, com textos de Fernando Pessoa, D. Dinis e Camilo Pessanha.

Não há Festas sem marchas, que este ano celebram Santo António de Lisboa, que também é do mundo. Centenas de marchantes voltam a engalanar-se para descer a Avenida da Liberdade em honra do Santo mais querido dos Lisboetas, que abençoa os Casamentos e em cuja homenagem se fazem exposições, tronos, concertos e até corridas.

É ainda neste mês que sopramos a vela do primeiro aniversário do LU.CA, o jovem teatro municipal totalmente dedicado aos mais novos. São três dias de festa, com entrada livre, onde nem sequer o bolo faltará. E por falar em Teatro, enquanto não se abrem as portas do Teatro do Bairro Alto, o projeto já vive e dá os primeiros passos na rua e em moradas emprestadas para o efeito.

Fechamos as Festas e damos início ao verão com outro ícone da cidade: António Variações. No ano em que faria 75 anos, celebramos a vida e a carreira de um artista que nunca coube numa
qualquer definição e cujo legado ainda hoje é uma referência. As suas canções, algumas das quais verdadeiros hinos, serão interpretadas por músicos conhecidos num grandioso concerto no Jardim da Torre de Belém.

Se a riqueza é o prazer em descobrir, como Variações escreveu, prometemos que há muito por onde o fazer, ao longo das próximas páginas e nas ruas de Lisboa.

Calendário

Ver Filtros
Categorias
Calendário

Próximos Eventos

12 Jul — 15 Dez
2019
Exposições Are You a Tourist Padrão dos Descobrimentos 10h às 19h
(última entrada às 18h30)

Galerias

Patrocinadores